Saltar para o conteúdo

Estudo da Universidade de Bath (UoB) indica que a dieta keto pode aumentar o risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2

Mulher preocupada a escolher entre dois pratos saudáveis numa mesa com suplementos e gráficos.

Investigação recente sugere que a dieta keto pode aumentar o risco de problemas de saúde como doença cardíaca, AVC, diabetes tipo 2 e síndrome do intestino irritável, entre outras preocupações.

O estudo foi pequeno, mas os resultados podem levar muita gente a repensar se a dieta keto compensa o esforço.

Como foi feito o estudo da dieta keto

A equipa, liderada por investigadores da Universidade de Bath (UoB), no Reino Unido, acompanhou 53 adultos saudáveis que seguiram uma de três dietas durante 4 a 12 semanas: uma dieta cetogénica baixa em hidratos de carbono (keto), uma dieta baixa em açúcar ou uma dieta com níveis moderados de açúcar e hidratos de carbono.

De forma geral, os investigadores observaram que a dieta keto aumentou o colesterol, diminuiu bactérias intestinais benéficas e reduziu a capacidade do organismo de tolerar açúcares, ao mesmo tempo que mudava a fonte de energia do corpo de glucose para gorduras.

Tanto a dieta baixa em açúcar como a dieta keto levaram à perda de gordura sem alterações nos níveis de actividade física. Assim, para quem procura um corpo mais definido, tudo indica que é preferível reduzir açúcares adicionados - e não necessariamente os hidratos de carbono - na alimentação.

"A dieta cetogénica é eficaz na perda de gordura, mas tem efeitos metabólicos e no microbioma variados que podem não ser adequados para toda a gente", explica o fisiologista Dylan Thompson, da UoB.

"Em contrapartida, a restrição de açúcar está alinhada com as orientações do Governo para reduzir o consumo de açúcares livres, promovendo a perda de gordura sem impactos negativos aparentes na saúde."

Em termos de composição, na dieta keto os participantes consumiram menos de 8 percent das calorias sob a forma de hidratos de carbono. Já a dieta baixa em açúcar incluiu menos de 5 percent da ingestão energética proveniente de açúcares livres - ou seja, os que são adicionados a alimentos e bebidas, ou que estão presentes em sumos de fruta, xaropes e mel.

Estas duas abordagens foram comparadas com uma dieta de controlo com açúcar e hidratos de carbono em quantidades moderadas, em que os açúcares livres representaram cerca de 18 percent da ingestão energética.

Alterações no microbioma intestinal e na Bifidobacterium

Na quarta semana da dieta keto, a diversidade de microrganismos intestinais dos participantes já tinha mudado, com reduções muito acentuadas na abundância relativa de Bifidobacterium, conhecida por ser uma das bactérias “heroínas” dos probióticos.

Segundo os autores, estas bactérias dependem de fibras alimentares, e esse tipo de fibra foi reduzido em 40 percent na dieta keto quando comparada com a dieta de açúcar e hidratos de carbono moderados. O facto de esta alteração no ecossistema intestinal se manter na semana 12 da dieta keto é, para os investigadores, um sinal de que a dieta pode provocar este tipo de “caos” interno.

Colesterol, gorduras no sangue e risco de doença cardíaca e AVC

O impacto da dieta keto no colesterol foi um dos aspectos que mais preocupou a equipa. Em contraste, os participantes na dieta baixa em açúcar tinham reduzido as concentrações de colesterol total até à semana 12 do estudo.

"Apesar de reduzir a massa gorda, a dieta cetogénica aumentou os níveis de gorduras desfavoráveis no sangue dos nossos participantes", afirma o cientista de nutrição Aaron Hengeist, da UoB.

"Se se mantiver ao longo de anos, [isto] pode ter implicações de saúde a longo prazo, como um aumento do risco de doença cardíaca e AVC."

Glucose, tolerância aos hidratos de carbono e marcadores associados à diabetes tipo 2

Embora a dieta keto tenha diminuído a glucose em jejum, os investigadores explicam que também reduziu a capacidade do organismo para lidar com hidratos de carbono provenientes de uma refeição.

"Ao medirmos proteínas em amostras musculares recolhidas das pernas dos participantes, pensamos que isto é provavelmente uma resposta adaptativa a comer menos hidratos de carbono no dia-a-dia e reflecte resistência à insulina no armazenamento de hidratos de carbono no músculo", diz o fisiologista humano Javier Gonzalez, da UoB.

Os participantes em dieta keto apresentaram níveis mais elevados da enzima PDK4 no músculo esquelético - algo que também se observa na diabetes tipo 2. A dieta reduziu ainda os níveis da enzima AMPK e da proteína GLUT4, que desempenham papéis importantes na metabolização da glucose.

"Esta resistência à insulina não é necessariamente uma coisa má se as pessoas estiverem a seguir uma dieta cetogénica, mas se estas alterações persistirem quando as pessoas voltarem a uma dieta com mais hidratos de carbono, isso pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 a longo prazo", afirma Gonzalez.

Esta investigação foi publicada na Cell Reports Medicine.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário