Saltar para o conteúdo
Notícias

Porque as crianças dos anos 1950 desenvolveram mais resiliência

Avô e neto sentados à mesa a olhar para uma máquina fotográfica antiga juntos na cozinha.
Neste artigo
  1. A geração que nada esperava - e, por isso, aguentava mais
  2. O stress como vacina: o que diz a investigação
  3. Controlo interno ou externo: quem conduz a minha vida?
  4. O sofrimento, por si só, não torna ninguém forte
  5. O veneno discreto: sentimento de direito adquirido em vez de fragilidade
  6. O que os pais e os mais jovens de hoje podem retirar daqui
  7. Porque olhar para os anos 1950 é mais do que nostalgia

Os psicólogos concordam cada vez mais num ponto: quem nasceu nos anos 1950 revela frequentemente uma força interior que parece faltar a muitos mais jovens. Não porque esta geração seja «melhor», mas porque cresceu num mundo em que ninguém partia do princípio de que a vida teria de ser justa, cómoda ou amável. Paradoxalmente, esta noção exigente funcionou como uma espécie de vacina contra o sentimento de direito adquirido e a desistência.

A geração que nada esperava - e, por isso, aguentava mais

Muitas pessoas nascidas nos anos 1950 descrevem uma infância sem grandes dramas, mas também sem excessiva protecção. Se caíam, levantavam-se; se tinham problemas na escola, tinham de os enfrentar. Os pais dispunham frequentemente de poucos recursos, trabalhavam muito e não passavam muito tempo a discutir sentimentos ou «saúde mental». Era preciso simplesmente continuar.

Esta geração cresceu com uma premissa silenciosa: ninguém me deve nada - por isso, tenho de agir por mim.

Segundo os psicólogos, é precisamente esta ausência de expectativas que molda a atitude interior. Quem não espera ser salvo percebe cedo que os seus actos têm consequências directas: quem estuda, pratica e trabalha alcança resultados; quem não faz nada sente as consequências. Esta ligação clara entre esforço e resultado é hoje menos evidente, porque pais, escolas e sistemas amortecem muitas dificuldades.

O stress como vacina: o que diz a investigação

O psicólogo canadiano Donald Meichenbaum introduziu o conceito de «inoculação de stress». A ideia é que pequenas adversidades suportáveis reforçam a resistência psicológica, tal como uma vacina, através de uma dose enfraquecida de agentes patogénicos, treina o sistema imunitário.

  • Stress em excesso: sobrecarrega, provoca doença e pode causar trauma.
  • Stress insuficiente: impede que a força interior se desenvolva.
  • O «ponto ideal»: problemas frequentes e resolúveis que a própria pessoa tem de enfrentar.

Era exactamente neste intervalo que decorria o quotidiano de muitas crianças dos anos 1950: podiam magoar-se, perder-se ou falhar, sem que pais, professores ou autoridades interviessem de imediato. Nem sempre era uma realidade afectuosa e, por vezes, era mesmo dura. Ainda assim, fazia com que as crianças sentissem repetidamente: «Eu consigo fazer a diferença.»

São as experiências, e não as explicações, que moldam o carácter

Ninguém desta geração frequentou um seminário sobre resiliência. A força formava-se no dia a dia: o primeiro dinheiro ganho em trabalhos ocasionais, discussões com vizinhos, longos percursos até à escola ou tarefas domésticas. Tudo isto eram pequenos testes, e cada teste superado consolidava uma mensagem:

Consigo aguentar mais do que imaginava. E a vida continua, mesmo quando dói.

Mais tarde, é difícil recuperar experiências deste género. Quem raramente teve de procurar soluções sozinho durante a infância tende a desenvolver menos esta confiança profunda na própria capacidade de agir.

Controlo interno ou externo: quem conduz a minha vida?

Já nos anos 1950, o psicólogo Julian Rotter descreveu o conceito de «locus de controlo». A questão subjacente é: vejo-me como alguém que molda a própria vida ou, pelo contrário, como um joguete das circunstâncias externas?

Locus de controlo interno Locus de controlo externo
«O meu comportamento influencia o resultado.» «A sorte, o azar e as outras pessoas decidem por mim.»
maior perseverança, responsabilidade e autoconfiança maior sensação de impotência e procura de culpados
os erros são oportunidades de aprendizagem os erros provam que o sistema é injusto

Estudos de longo prazo mostram que, nas últimas décadas, a atitude média se deslocou claramente para o lado «externo». Em média, estudantes dos anos 2000 viam-se muito mais como vítimas das circunstâncias do que os seus pares dos anos 1960.

Em contrapartida, a geração dos anos 1950 vivia constantemente a experiência de que os seus actos contavam. Havia menos apoios tecnológicos, não existia digitalização e quase não havia pais-helicóptero. Quem chumbava num exame tinha de voltar a estudar. Quem queria algo tinha de pedir, lutar e insistir. Assim se formava, sem consciência disso, a convicção: «Eu tenho influência.» É esta convicção que ajuda a atravessar crises.

O sofrimento, por si só, não torna ninguém forte

A narrativa romantizada de que uma «vida dura fortalece» não resiste a uma análise mais atenta. O célebre estudo de Kauai, conduzido pela psicóloga Emmy Werner, acompanhou durante décadas quase 700 crianças nascidas em 1955 na ilha havaiana de Kauai. Muitas cresceram em condições difíceis: pobreza, dependências e doenças psicológicas dos pais.

Uma parte destas crianças desenvolveu-se de forma surpreendentemente estável e bem-sucedida. Outras sucumbiram à pressão. A diferença não estava no grau de dureza vivido, mas nos fatores de protecção:

  • pelo menos uma figura de referência fiável;
  • participação real nas decisões do quotidiano («agency»);
  • um temperamento mais inclinado a avançar do que a retrair-se.

Um quotidiano duro pode reforçar a resiliência - mas apenas quando as pessoas conservam margem de acção e apoio.

Muitas crianças dos anos 1950 tinham precisamente esta combinação: eram obrigadas a resolver problemas por si próprias, mas sabiam simultaneamente que havia um pai, uma avó ou um vizinho que, em caso de necessidade, as ampararia. Não de forma delicada ou terapêutica, mas de forma fiável.

O veneno discreto: sentimento de direito adquirido em vez de fragilidade

Quando hoje se critica a falta de capacidade para lidar com dificuldades, depressa surgem expressões como «demasiado sensível» ou «demasiado mole». Alguns psicólogos situam a questão noutro ponto: o verdadeiro oposto da resiliência não é tanto a fragilidade, mas o sentimento de direito adquirido.

Quem espera que a vida seja cómoda, justa e permanentemente agradável interpreta cada desconforto como uma falha do sistema. Problemas no trabalho? «O chefe é tóxico.» Falhar? «As regras são injustas.» Dor? «Isto não devia acontecer.» Esta perspectiva alimenta uma postura de controlo externo e reduz a disponibilidade para aceitar contratempos como uma etapa normal.

Quando o desconforto é visto como uma imposição intolerável, persistir depressa parece igualmente intolerável.

As crianças dos anos 1950 sabiam que ninguém apareceria automaticamente para as salvar. Esta falta de expectativa de salvamento naturalmente gerava medo, mas também as levava a agir. Quem não espera nada tende mais a começar a construir do que a ficar à espera.

O que os pais e os mais jovens de hoje podem retirar daqui

Não é possível recuperar os anos 1950. E dificilmente alguém desejaria o regresso de muitas condições daquela época - papéis sociais rígidos, ausência de direitos e educação severa. Ainda assim, esse período contém um princípio psicológico que pode ser aplicado hoje.

Permitir deliberadamente pequenos desafios

Para pais e educadores actuais, isto significa que as crianças não precisam de uma dureza artificial, mas de desafios reais e controláveis. Por exemplo:

  • Confiar que as crianças conseguem ir sozinhas à padaria, contar o dinheiro e verificar o troco.
  • Deixá-las tentar resolver primeiro os conflitos com amigos, em vez de intervir de imediato.
  • Não contestar todas as notas baixas, mas reflectir em conjunto: «O que podes fazer de forma diferente da próxima vez?»
  • Elogiar o esforço, e não apenas o talento ou o resultado.

Desta forma, o foco deixa de ser «Quem tem culpa?» e passa a ser «O que posso fazer?» - o cerne do controlo interno.

Introduzir «mini-anos 1950» também na vida adulta

A resiliência não é apenas uma questão da infância. Os adultos também podem aceitar pequenos desafios que reactivem o antigo padrão de «consigo suportar isto e crescer com a experiência»:

  • aprender um instrumento novo ou uma língua, assumindo conscientemente que, ao início, se será mau nisso;
  • iniciar um projecto paralelo em que ninguém ajuda e ninguém é responsável além da própria pessoa;
  • escolher deliberadamente situações em que não se procura logo uma solução no Google, tentando primeiro resolver o problema sem ajuda.

Estas experiências trazem para o presente uma parte da atitude de então: crescer é muitas vezes lento, desconfortável e frustrante - e é exactamente aí que se treina a resistência psicológica.

Porque olhar para os anos 1950 é mais do que nostalgia

Idealizar os «bons velhos tempos» não ajuda ninguém. Uma observação mais rigorosa mostra que muitas pessoas da geração dos anos 1950 ainda hoje pagam o preço da falta de educação emocional, da reduzida abertura aos sentimentos e de métodos educativos duros. Ser resiliente não significa não ter cicatrizes.

Ainda assim, vale a pena analisar sobriamente os mecanismos psicológicos daquela época. Quem cresce com a mensagem tida como óbvia de que «a vida não te deve nada» constrói uma atitude diferente da de alguém a quem é constantemente transmitido que cada obstáculo é um escândalo. Uma postura pergunta: «O que posso fazer desta situação?» A outra pergunta: «Quem estragou isto e quem o resolve por mim?»

É precisamente nesta bifurcação que se decide se a perseverança cresce ou se desfaz. E é aqui que os mais jovens podem realmente aprender algo com as crianças dos anos 1950: menos sentimento de direito adquirido, mais acção; menos espera, mais tentativa. Não para romantizar uma época passada, mas para treinar conscientemente a própria estabilidade interior.

Neste momento

Inês Margarida Correia

Inês Margarida Correia é engenheira alimentar e consultora em processos de panificação e confeção em forno, com especialização em fornos tradicionais e controlo de temperatura e humidade. No sitiodoforno, partilha conhecimento sobre técnicas de cozedura, manutenção de fornos e receitas que valorizam a tradição portuguesa com rigor técnico. Interessa-se particularmente por fermentações, lenha e eficiência energética aplicada à cozinha.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário