Saltar para o conteúdo
Notícias

Urolitina A da romã pode melhorar Alzheimer em ratinhos

Mulher sénior sentada à mesa com frutas e medicamento, com cérebro digital flutuante ao lado.
Neste artigo
  1. Mitofagia e os resíduos associados ao Alzheimer
  2. Urolitina A melhorou memória e aprendizagem em ratinhos
  3. São necessários estudos clínicos em humanos

Uma substância presente em alimentos como romãs, morangos e nozes devolveu a capacidade de identificar e eliminar células danificadas em ratinhos que reproduzem a doença de Alzheimer, segundo um novo artigo científico.

A mesma equipa já tinha concluído que uma forma de vitamina B₃, denominada ribósido de nicotinamida (NR), ajuda a eliminar mitocôndrias danificadas do cérebro.

Quando estes mecanismos neurológicos de «limpeza» são interrompidos, os resíduos começam a acumular-se, criando as condições para doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

"Muitos doentes com doenças neurodegenerativas apresentam disfunção mitocondrial, também conhecida como mitofagia. Isto significa que o cérebro tem dificuldade em eliminar mitocôndrias enfraquecidas, que acabam por se acumular e afectar o funcionamento cerebral", afirma o bioquímico Vilhelm Bohr, da Universidade de Copenhaga.

"Se for possível estimular o processo de mitofagia, eliminando as mitocôndrias enfraquecidas, os resultados serão muito positivos."

Mitofagia e os resíduos associados ao Alzheimer

Voltar a pôr em funcionamento estes sistemas cerebrais de recolha de resíduos poderá permitir eliminar parte do lixo molecular associado ao Alzheimer. Esse material contribui, com o tempo, para as placas amilóides e os emaranhados neurofibrilares que caracterizam a doença, permitindo que todo o sistema funcione de forma um pouco mais eficiente durante mais algum tempo.

No estudo anterior, ratinhos com um modelo da doença de Alzheimer (DA) receberam NR como suplemento. O composto reduziu as proteínas emaranhadas e os danos no ADN dos seus cérebros ao aumentar a produção de uma coenzima metabólica essencial chamada dinucleótido de nicotinamida e adenina (NAD).

Agora, Bohr e os seus colegas verificaram que a urolitina A, a substância encontrada em romãs, proporciona um impulso semelhante ao cérebro em dificuldade.

Urolitina A melhorou memória e aprendizagem em ratinhos

Os investigadores observaram que os ratinhos com modelo de DA submetidos a tratamento prolongado com urolitina A apresentaram melhores capacidades de aprendizagem, memória e olfacto.

A substância afectou uma proteína chamada catepsina Z, que parece estar excessivamente activa nos cérebros com DA e desempenhar um papel na inflamação. O tratamento com urolitina A limitou a produção desta proteína até níveis comparáveis aos de cérebros sem Alzheimer. Na sua ausência, foram restabelecidos determinados processos celulares que ajudam a decompor resíduos biológicos.

Também se verificou que o tratamento com urolitina A modula respostas imunitárias e outras vias fisiológicas específicas da DA.

Suplementos deste tipo não irão necessariamente prevenir ou curar doenças como Alzheimer, mas estudos como este indicam que podem ajudar o organismo a continuar a eliminar as crescentes acumulações de detritos moleculares, potencialmente atrasando a progressão da doença.

"A vantagem de trabalhar com uma substância natural é o menor risco de efeitos secundários", afirma Bohr.

"Vários estudos realizados até agora mostram que não existem efeitos secundários graves da suplementação de NAD. O nosso conhecimento sobre a urolitina A é mais limitado, mas, como referi, os ensaios clínicos com urolitina A foram eficazes em doenças musculares e agora precisamos de analisar a doença de Alzheimer."

São necessários estudos clínicos em humanos

Como os resultados se baseiam em ratinhos, não é possível assegurar que a urolitina A produza os mesmos efeitos no cérebro humano antes de avançarem os estudos clínicos. Também não se pode concluir que adicionar grandes quantidades de sementes de romã e morangos aos cereais tenha um impacto relevante na saúde cognitiva. Ainda assim, os investigadores sentem-se suficientemente confiantes para continuar a investigação.

"Embora o estudo tenha sido realizado em modelos de ratinhos, as perspectivas são positivas", diz Bohr.

"Ainda não podemos dizer nada conclusivo sobre a dosagem. Mas imagino que seja mais do que uma romã por dia. No entanto, a substância já está disponível sob a forma de comprimidos e estamos actualmente a tentar encontrar a dosagem correcta."

Esta investigação foi publicada na revista científica Alzheimer e Demência.

Neste momento

Inês Margarida Correia

Inês Margarida Correia é engenheira alimentar e consultora em processos de panificação e confeção em forno, com especialização em fornos tradicionais e controlo de temperatura e humidade. No sitiodoforno, partilha conhecimento sobre técnicas de cozedura, manutenção de fornos e receitas que valorizam a tradição portuguesa com rigor técnico. Interessa-se particularmente por fermentações, lenha e eficiência energética aplicada à cozinha.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário