Saltar para o conteúdo
Notícias

Como acabar com moscas-da-fruta na cozinha com coisas que já tem em casa

Copo com líquido e mosquito dentro, coberto com película, numa bancada de cozinha com frutas e limão cortado.
Neste artigo
  1. O dia em que a cozinha deixou de parecer minha
  2. Conhece o inimigo: o que as moscas-da-fruta realmente procuram
  3. A armadilha de vinagre que parece bruxaria
  4. Sem vinagre: vinho, cerveja e outros restos
  5. Água a ferver e a limpeza do ralo
  6. O poder discreto dos hábitos “aborrecidos”
  7. Repensar a fruteira: beleza versus realidade
  8. Quando resulta finalmente - e o que fica na memória

As moscas-da-fruta aparecem sempre num dia em que já estás um pouco à beira do limite.

A cozinha está quase limpa, há meio limão na tábua de cortar e sentes um vago orgulho por estares a ser um adulto funcional. Depois reparas nela: uma minúscula mancha a fazer círculos preguiçosos sobre a fruteira, como se mandasse ali. Agitas a mão no ar, falhas de forma embaraçosa e convences-te de que é só uma.

Na manhã seguinte, são sete. Ou vinte. Estão no lava-loiça, a namoriscar com a esponja, suspensas junto à tampa do caixote do lixo, a surgir do nada quando te atreves a descascar uma banana. Ficas ali, caneca de chá na mão, a vê-las atravessar a luz como partículas de pó com um propósito, e algo dentro de ti estala. Há uma raiva muito silenciosa, muito britânica, que surge nestas alturas. Uma pessoa só consegue perguntar “De onde é que elas vêm?” um certo número de vezes antes de decidir que vai declarar guerra.

O dia em que a cozinha deixou de parecer minha

O meu limite chegou no final de agosto, naquele limbo húmido entre o verão e o outono em que tudo parece ligeiramente pegajoso. Tinha comprado pêssegos em promoção, satisfeito com as minhas escolhas económicas, empilhei-os numa taça e esqueci-me deles durante três dias. Quando finalmente peguei num, os dedos afundaram-se nele como num aperto de mão terrível. Primeiro chegou o cheiro - doce, ácido, um pouco parecido com vinho barato depois de um festival. Logo a seguir, a nuvem de moscas-da-fruta.

Nem sequer se dispersaram como deve ser. Limitaram-se a levantar voo, afastaram-se contrariadas uns centímetros e voltaram a pousar, como quem diz: “Tu? Outra vez?” Fiz aquela inútil dança humana - a abanar os braços, a bater no ar, a murmurar “Oh, por amor de Deus” para criaturas do tamanho de uma semente de papoila. Depois fiz o que qualquer adulto racional faria: enfiei o pêssego bolorento no caixote do lixo, fechei o saco, atirei-o para o exterior e deixei correr água quente sobre a taça como se estivesse a limpar a cena de um crime.

Nessa noite, as moscas voltaram. Em maior número. Junto à janela, nos azulejos, a desenhar oitos sobre o lava-loiça em aço inoxidável. É nessa altura que deixas de as ver como insetos e passas a encará-las como uma afronta. De repente, a tua casa parece menos tua e mais um Airbnb quente que anunciaste por acidente a ocupantes alados. E a pior parte? Sentes um pouco de vergonha. Como se isto não acontecesse se fosses uma pessoa realmente organizada.

Todos já tivemos aquele momento em que abrimos o Google e escrevemos, com desespero contido: “como acabar com moscas-da-fruta agora”. Quase esperamos que a resposta envolva um aparelho caro ou um spray com cheiro a corredor de hospital. Perceber que é possível resolver isto com coisas que já tens nos armários é, por si só, uma alegria.

Conhece o inimigo: o que as moscas-da-fruta realmente procuram

As moscas-da-fruta não vêm para criar o caos. Vêm para uma festa. Acima de tudo, são atraídas pela fermentação: fruta demasiado madura, restos de vinho, latas de cerveja com um centímetro de líquido no fundo, aquela cebola esquecida a decompor-se silenciosamente no fundo do armário. Para elas, isto não é sujidade. É uma maternidade.

Uma única mosca-da-fruta pode pôr dezenas de ovos, e esses ovos podem transformar-se em larvas em cerca de 24 horas; é por isso que um “casal de moscas” se torna numa nuvem antes de sequer acabares a semana. Adoram panos húmidos, rebordos pegajosos de garrafas e aqueles minúsculos restos de sumo que ficam na borda do caixote da reciclagem. Ao início, nem reparas nelas. Depois levantas o pano da loiça e saem três de lá, como se vivessem ali a pagar renda.

Quando percebes que não aparecem ao acaso, deixas de agitar os braços e começas a reparar nos padrões. Na forma como convergem para o mesmo ponto da bancada. No canto do lava-loiça onde a água fica sempre acumulada. No fundo da fruteira, onde aquela uva se transformou em algo impronunciável. Estranhamente, isto são boas notícias. Quer dizer que, se fechares o bar, elas deixam de ter onde beber.

A armadilha de vinagre que parece bruxaria

A primeira armadilha caseira parece demasiado simples para funcionar de verdade. Lembro-me de a preparar e pensar: “Não há hipótese.” E, no entanto.

O clássico truque do vinagre de sidra

Pega num copo pequeno, frasco ou até numa chávena de café expresso antiga. Deita um pouco de vinagre de sidra - um ou dois centímetros bastam. Junta uma gota de detergente da loiça e mexe ligeiramente. O detergente quebra a tensão superficial, por isso, quando as moscas-da-fruta aterram, não ficam a boiar convencidas à superfície; escorregam diretamente para dentro.

Cobre a abertura com película aderente e fixa-a com um elástico ou uma mola de cabelo. Depois, faz alguns furos com um palito, espeto ou a ponta de uma faca. Os furos devem permitir a passagem de uma mosca-da-fruta, mas não ser tão grandes que pareçam uma caixa de take-away. Depois é só... deixar ficar. Essa é a parte mais estranha. Pões esta pequena poção na bancada e continuas com a tua vida.

Ao fim de uma hora, vês-las a circular. Pousam, desaparecem pelos furos minúsculos, atraídas pelo cheiro avinagrado e fermentado, e é isso. Da primeira vez que olhei para o copo e vi um punhado de pontinhos a flutuar no fundo, senti-me simultaneamente enojado e absurdamente vitorioso. É uma solução simples. É ligeiramente sinistra. Funciona.

Se não tiveres vinagre de sidra, o vinagre branco normal também pode resultar, sobretudo se juntares uma fatia de fruta velha para tornar a armadilha mais apelativa. A questão não é a marca nem a cor. A questão é “cheira um pouco a algo que um estudante beberia por engano.” As moscas não conseguem resistir.

Sem vinagre: vinho, cerveja e outros restos

As moscas-da-fruta têm um pequeno segredo presunçoso: não aguentam mesmo nada de álcool. Se alguma vez deixaste um copo de vinho tinto na mesa durante a noite e voltaste para encontrar alguns corpos a boiar lá dentro, já o comprovaste. Adoram o aroma da fermentação e não são exigentes quanto à sua origem.

Transforma a bebida de ontem numa armadilha

Se não tens vinagre à mão, usa o que já está na cozinha. Um pouco de vinho tinto que restou no fundo de um copo. O último centímetro numa lata de cerveja. Um gole de sidra numa caneca. Junta a mesma gota de detergente da loiça, mexe e deixa destapado precisamente onde as moscas gostam de andar.

O mecanismo é igual ao do vinagre: são atraídas, aterram e afundam-se. Se quiseres controlar o cheiro ou evitar que os animais de estimação se interessem demasiado, podes continuar a usar o método da película aderente com furos. Mas, mesmo sem isso, num canto sossegado, a armadilha faz o seu trabalho enquanto tratas da tua noite.

Há algo profundamente satisfatório em transformar aquilo que as atraiu - vinho velho, cerveja entornada - naquilo que as elimina. Parece quase poético. Uma espécie de karma para moscas-da-fruta, servido numa caneca lascada ao lado do lava-loiça.

Água a ferver e a limpeza do ralo

Por vezes, jurarias que eliminaste todos os restos de comida, todos os tomates moles, todos os limões suspeitos, e elas continuam a aparecer. É então que tens de aceitar uma verdade pouco agradável: algumas estarão provavelmente a reproduzir-se nos ralos. O ralo é um imóvel de luxo para moscas-da-fruta. Há sempre uma película de qualquer coisa agarrada ao interior - sumo, sabão, borras de café antigas - e mantém-se húmida e quente.

Enche a chaleira e deixa a água ferver. Enquanto aquece, deita uma colher de bicarbonato de sódio pelo ralo e, se tiveres, junta depois um pouco de vinagre branco. Faz espuma como uma pequena experiência científica e cheira um pouco a uma casa de petiscos em crise nervosa. Quando a chaleira desligar, despeja lentamente a água a ferver pelo ralo.

Este ritual simples faz três coisas em simultâneo: escalda ovos ou larvas escondidos, desprende a sujidade de que se alimentam e torna o ralo muito menos acolhedor. Repete-o uma vez por dia durante alguns dias e, muitas vezes, notarás que a população de moscas-da-fruta cai de repente. Não desaparece, nem se evapora por magia numa nuvem de vapor, mas diminui mesmo. Não é glamoroso, mas a guerra contra os ralos raramente o é.

O poder discreto dos hábitos “aborrecidos”

Aqui vai o momento de verdade: as moscas-da-fruta não são um problema com uma única solução. Podes montar todas as armadilhas do mundo, mas, se a tua cozinha for basicamente um buffet à discrição, elas continuarão a convidar amigas. Esta é a parte que ninguém quer ouvir, porque parece dar trabalho. Mas não tem de ser uma transformação enorme, perfeita para o Pinterest, da tua vida inteira. Basta adotar pequenos hábitos aborrecidos e repetíveis, pelos quais o teu eu do futuro te agradecerá silenciosamente.

Deixar o lava-loiça sem pratos à noite e enxaguar sumo e restos de comida tem mais impacto do que imaginas. O mesmo se aplica a não deixar fruta cortada em taças durante horas “para te lembrares de a comer”. Ou comes ou guardas no frigorífico. Aquele meio limão espremido, metade de um abacate que juras usar mais tarde, o tomate que começa a enrugar - todos estão a enviar um convite frutado e discreto.

Pensa no caixote do lixo: as moscas-da-fruta adoram-no. Gostam das bordas doces e pegajosas sob a tampa, do cartão embebido em sumo, das pontas de pepino em decomposição. Limpar a tampa com água quente e detergente e deitar fora os resíduos alimentares um pouco mais cedo do que gostarias corta-lhes a linha de abastecimento. Sem drama, sem sermões sobre perfeição. Apenas a satisfação discreta de saberes que estás a fechar a discoteca favorita delas.

Sejamos honestos: ninguém faz isto todos os dias. A vida já é demasiado cheia e, em algumas noites, mereces simplesmente abandonar a cozinha e ver algo que te desligue o cérebro no portátil. Mas, se sabes que estás na época das moscas-da-fruta - semanas quentes, muita fruta fresca, várias noites ocupadas - fazer estas pequenas coisas durante três ou quatro noites seguidas costuma bastar para devolver o problema à categoria de “incómodo ocasional”, em vez de “revolta aérea minúscula”.

Repensar a fruteira: beleza versus realidade

Em muitas cozinhas, a fruteira é o objeto mais bonito. Uma pequena natureza-morta de laranjas e bananas junto à janela, iluminada pela luz do fim da tarde. Parece saudável, generosa e convidativa. Mas também é, se formos brutalmente honestos, a cena do crime.

As moscas-da-fruta não esperam que a fruta apodreça completamente; começam a aparecer quando ela entra na fase de muito madura. As bananas pintalgadas. A pera ligeiramente mole que continuas a virar, à procura do seu “lado bom”. A tangerina que ficou tanto tempo no fundo da pilha que se tornou uma falha pessoal. Basta um único fruto passar de maduro a fermentado para a festa começar.

Na época das moscas-da-fruta, ajuda encarar a fruteira menos como decoração e mais como uma fila. A fruta nova entra, a mais antiga sai - para o frigorífico, se aguentar, para um batido ou para o lixo, se já tiver passado do ponto. Tomates, frutos vermelhos, fruta de caroço macia e bananas são particularmente arriscados se ficarem dias numa cozinha quente.

Há quem adote uma abordagem totalmente pragmática: no verão, nada de fruteira, apenas uma gaveta do frigorífico cheia de boas intenções. Não tens de ser tão rigoroso. Mesmo cobrir a taça com película aderente à noite, sem apertar, ou passar algumas frutas para o frigorífico quando o tempo aquece pode fazer uma diferença visível. Não estás a abdicar da beleza. Estás apenas a recusar, discretamente, organizar um festival microscópico na tua bancada.

Quando resulta finalmente - e o que fica na memória

A parte mais surpreendente de acabar com moscas-da-fruta usando coisas que já tens em casa não é a ciência. É a sensação. Surge um sentimento lento e crescente de recuperar terreno. Numa manhã, entras na cozinha, abres os estores e percebes que não há... nenhuma. Sem pontinhos minúsculos em patrulha. Sem aglomerados na janela. Apenas um lava-loiça, uma bancada e uma chaleira a chegar à fervura.

Esvazias a pequena armadilha de vinagre, ligeiramente horrorizado com a quantidade que apanhaste, lavas o copo e voltas a guardá-lo na prateleira a que pertence. Na fruteira está apenas aquilo que vais realmente comer nessa semana. O caixote do lixo não cheira a contentor de compostagem num ferry mediterrânico. Os ralos não borbulham com vida misteriosa. E sentes um orgulho estranhamente, desproporcionadamente grande.

Porque não precisaste de encomendar nada sofisticado nem transformar a casa numa nuvem de químicos. Usaste o que já havia: vinagre, detergente da loiça, água a ferver, vinho velho e alguma persistência. Reparaste nos locais de onde as moscas vinham, em vez de apenas tentares acertar-lhes. Fizeste pequenos ajustes à forma como a cozinha funciona quando ninguém está a ver.

Essa é a magia discreta disto: o problema que te fez sentir um pouco envergonhado transforma-se numa prova de que consegues resolver coisas na tua vida sem fazer grande alarido. Da próxima vez que vires aquela primeira mosca-da-fruta solitária na sua órbita preguiçosa, não entrarás em pânico, nem começarás a resmungar, nem te culparás. Vais simplesmente buscar um copo, um pouco de vinagre ou vinho, uma gota de detergente e pensar, com calma: desta vez, não.

Neste momento

Inês Margarida Correia

Inês Margarida Correia é engenheira alimentar e consultora em processos de panificação e confeção em forno, com especialização em fornos tradicionais e controlo de temperatura e humidade. No sitiodoforno, partilha conhecimento sobre técnicas de cozedura, manutenção de fornos e receitas que valorizam a tradição portuguesa com rigor técnico. Interessa-se particularmente por fermentações, lenha e eficiência energética aplicada à cozinha.

Comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Deixar um comentário